É verdade, sem engano,certo e muito verdadeiro: O que está em baixo é como o que está em cima e o que está em cima é como o que está em baixo; por tais coisas se fazem os milagres de uma coisa só. Assim como todas as coisas são e procedem do Uno, pela mediação do Uno, assim todas as coisas nasceram desta coisa unica,por adaptação O Sol é seu pai, e a Lua sua mãe O vento trouxe-a em seu ventre. A Terra o alimenta e é o seu receptáculo O pai de tudo, o Telesma Universal, está aqui A sua força permanece inteira quando se converte em terra. Separarás a terra do fogo, o sutil do espesso, suavevente, com grande habilidade. Sobe da terra ao Céu e desce novamente á Terra E recebe a força das coisas superiores e das coisas inferiores. Por este meio obterás a glória do mundo e toda obscuridade se afastará de ti. É a força forte de toda a força, pois vencerá toda a coisa sutil e penetrará toda coisa sólida. Assim o mundo foi criado; disso sairão adapações admiraveis cujo meio é dado aqui. Por isso me chamam Hermes Trimegisto, porque possuo as três partes da sabedoria do mundo inteiro. O que eu sobre a operação do Sol está complecto.
Segundo Platão foi Hermes (algumas vezes confundido por Thoth), o pai da geometria, revelador dos numeros, astronomia e letras.Deixou mais de dois mil livros escritos, quase todos destruidos quando do incendio da Biblioteca de Alexandria. Segundo parece mais ou menos de 2000 em 2000 anos uma catastrofe surge e um iniciado aparece em diferentes culturas .com os mesmos ensinamentos.Na civilização egípsia era Thoth, na Grega Hermes trimegisto(o três vezes grande), na romana Mercurio,na maia Quetazcoatl, na Atante, Chiquitet, ou Khan(Ken), o ultimo foi Jesus o Cristo.
Hermes diz: " quando a consciência objectiva retrocede, nasce a sabedoria.A ciência que desperta essa sabedoria é o segundo aspecto hermético da sublimidade.
Trata-se de Sabedoria Universal, que não está escrito em livro algum, mas a qual estudioso sinsero facilmente tem acessso, pois ele existe para que o ser humano possa usa-la e com ela escapar do mundo dialético que o aprisiona.