... cada vez acho mais difícil respeitar a estupidez e a intolerância, que de alguma forma me parecem sempre associadas. E não consigo resolver o paradoxo de ser intolerante à intolerância, mas esse é outro assunto...
Vem esta treta a propósito da discussão sobre homossexualidade num outro fórum: acho o discurso homófobo tão pejado de maus argumentos que fico sem saber se não seria melhor falar para as paredes... as minhas paredes parecem ouvir bem.
Funciona sim... com o botão dto do animal funciona muito bem.
Pensava eu que só funcionava contigo por seres um semi-deus, mas afinal a graça também foi concedida a esta reles mortal curiosa. Tou muito contente!
Vou editar uma queixinha: os pastores de serviço quase não falam comigo... acho que por aí a minha participação aqui faz decair muito as probabilidades de novos membros vindos de lá. Desculpa.
"Funciona sim... com o botão dto do animal funciona muito bem. Pensava eu que só funcionava contigo por seres um semi-deus, mas afinal a graça também foi concedida a esta reles mortal curiosa. Tou muito contente!"
Fui Eu que te concedi a graça a troco de simples penitência que, de simples deverá ser sincera: pagas a sande de presunto.
"Vou editar uma queixinha: os pastores de serviço quase não falam comigo... acho que por aí a minha participação aqui faz decair muito as probabilidades de novos membros vindos de lá. Desculpa"
Nada a desculpar - isso não é um problema.
Comigo, que sou divino (para além de inteligente, bonito, culto, rico, perspicaz, afável, compreensivo, sensível e muito, mas muito modesto...) passa-se o mesmo...
Não te preocupes... os ovos maus estão destinados ou a ser grandes ou bolos (ou omeletes)... mas continuamos a lutar!
Mas agora a sério:
A declarada dificuldade em compreender as questões sexuais, por um lado, e o mais simples amor, por outro, revelam - a meu ver - o total castramento imposto por determinadas práticas religiosas.
Sei que és crente mas também sei que és inteligente - e compreendo os conflitos que se geram entre a Fé, ou Crença, e o simples estar alerta para a sociedade contemporânea... por vezes são incompatíveis.
O que não compreendo é qual a incompatibilidade entre ser homossexual e adorar um Deus... quer dizer... compreendo mas não aceito.
Enfim, religiosices.
Mas o thread está aberto, é um assunto actual e creio que passível de acesa discussão... espero que alguém discorde para "dar colorido ao assunto"...
(como Grande Administrador devia ser mais isento, não devia? Eu sei... mas não consigo...)
"Fui Eu que te concedi a graça a troco de simples penitência que, de simples deverá ser sincera: pagas a sande de presunto."
Pardeos! Mas quéqué isto? Atão a sande num era grátes? Era ou num era grátes? Ou bem ca sande é grátes ou bem ca comes tu queu num sou de brincar com coisas assim assério.
"Comigo, que sou divino (para além de inteligente, bonito, culto, rico, perspicaz, afável, compreensivo, sensível e muito, mas muito modesto...) passa-se o mesmo..."
Hombre, que se no fuera casada ia a pensar qui eras mi alma twin! (agora vem aí a Nemesis e diz-me das boas...)
"O que não compreendo é qual a incompatibilidade entre ser homossexual e adorar um Deus... quer dizer... compreendo mas não aceito."
Há homossexuais profundamente crentes. Há padres, católicos, homossexuais; há católicos não padres homossexuais... não vejo incompatibilidade nenhuma entre uma coisa e outra... apenas vejo o sofrimento de quem o é e tem de se submeter à intolerância - e isso irrita-me, porque a mensagem cristã é uma mensagem de tolerância e de responsabilidade (ou seja, apela ao pensamento, não à repetição bacoca de princípios milenares). Irrita-me que se continue a ver a homossexualidade como uma opção (será que nós também optamos por ser heterossexuais?) em vez de se encarar como uma parte determinante da identidade da pessoa. Irrita-me que se use a religião (ou a fé) para não pensar e apontar o dedinho aos genitais de cada um... irrita-me que não se admita que o amor homo possa ser tão profundo e tão humanamente profícuo como o amor hetero. Irrita-me que façam de Deus um polícia do sexo, como se o Amor não fosse a única coisa importante e como se se pudesse amar Deus sem se amar aquilo que se é, completamente. Acho que se fosse homo e não crente não me irritava tanto!
"Há homossexuais profundamente crentes. Há padres, católicos, homossexuais; há católicos não padres homossexuais... não vejo incompatibilidade nenhuma entre uma coisa e outra... apenas vejo o sofrimento de quem o é e tem de se submeter à intolerância - e isso irrita-me, porque a mensagem cristã é uma mensagem de tolerância e de responsabilidade (ou seja, apela ao pensamento, não à repetição bacoca de princípios milenares)"
Pois... mas depois vêm todos dar-te com o S. Paulo na cabeça...
O homem, se foi assim tão real, existiu há quase 2000 anos e estes continuam a pensar da mesma forma... quero dizer: O S. Paulo andou a pregar para pessoas que estavam ali, à sua frente, de toga vestida, quase não sabendo o que era tomar um banho, de sexo percebiam o que era a penetração, quanto mais rápida melhor que o tempo escasseia (e foi inventada a rapidinha...) que o sexo a sério, isso era coisa de rico (se calhar ainda agora o é...), ainda mal habituados ao Velho Testamento que nem sabiam ler... enfim, as coisas andaram para a frente ou não?
"Irrita-me que se use a religião (ou a fé) para não pensar e apontar o dedinho aos genitais de cada um... irrita-me que não se admita que o amor homo possa ser tão profundo e tão humanamente profícuo como o amor hetero. Irrita-me que façam de Deus um polícia do sexo, como se o Amor não fosse a única coisa importante e como se se pudesse amar Deus sem se amar aquilo que se é, completamente. Acho que se fosse homo e não crente não me irritava tanto!"
Vou fazer-te uma revelação: podes ser crente mas cristã é que não és... desculpa que te diga, sob o risco de te estar a magoar, mas é o que penso...
"Irrita-me que se continue a ver a homossexualidade como uma opção (será que nós também optamos por ser heterossexuais?) em vez de se encarar como uma parte determinante da identidade da pessoa."
Mas a pessoa, em Deus, tem identidade? (Estou a voltar à questão da liberdade individual que, como vês, na presença de Deus é, digamos, relativa...)
Pois é : dizem alguns la vem este com temas de !!!! para nos chatiar; Eu gostaria de saber a opinião dos sr.(s) Dr.(s) de bancada nesta matéria.
2
Deus é Gay... e usa cueca de fio dental..
3
Uiiiii, será que é tanguinha leopardo?!?!?!?!?!?
4
Dizer que alguém é um animal na cama nunca fez tanto sentido como hoje. Cada vez mais os cientistas descobrem nos animais comportamentos que nos habituámos a considerar como exclusivos dos humanos no que diz respeito à sexualidade. Da poligamia à homossexualidade, passando pelo aborto e pelo divórcio, todos estes fenómenos se observam noutras espécies animais. Até mesmo alguns comportamentos que não são aceites como normais entre a espécie humana são praticados sem tabus pelos bichos.
5
Mas, antes que se deitassem, os homens daquela cidade cercaram a casa, os homens de Sodoma, tanto os moços como os velhos, sim, todo o povo de todos os lados; e chamaram por Ló e lhe disseram: Onde estão os homens que, à noitinha, entraram em tua casa? Traze-os fora a nós para que abusemos deles. Genesis cap.19 ver4/5
Agora digam-me o que quer isto dizer?
6
Sabe o que aconteceu a seguir ? sabe o que aconteceu á quela cidade ? e no nosso tempo o que está a acontecer ? será que DEUS aprova tudo isto ?
7
Como dizia, para os crentes, neste caso ( o meu) cristãos, os elementos que temos disponiveis restringem-se às palavras de Paulo que junta os homossexuais, aos assassinos, devassos e outras categorias comportamentais referindo que para eles o reino dos céus está vedado...
Agora eu cristão, digo, só existe um juiz - Deus - a Ele todo o poder e glória. Eu como ser humano aceito todas as pessoas e amo-as... tenho alguns amigos homossexuais que são pessoas que muito estimo, não deixo de os considerar meus amigos por causa da sua orientação sexual, é um assunto entre eles e Deus...
8
Se por um lado devemos amar todos os seres humanos como a nós mesmos e nesta qualidade de relacionamento ninguém é excluido do nosso universo de interacção... é nossa obrigação alertar aqueles que são homossexuais (nos bissexuais nem se fala) de que existe uma dúvida sustentada de que Deus pode não aprovar a prática homossexual... existe uma dúvida que se consubstancia nas palavras de São Paulo, essa é que é a verdade! No entanto parece-me que mais importante que a orientação sexual é a promiscuidade sexual, seja ela hetero, homo, bi ou outra ocisa mais bizarra... essa certamente deixa Deus triste, porque como Cristo disse o nosso corpo é templo do Espirito Santo e não devemos tornar-nos um com os filhos da prostituição... prostituindo-nos nós também...
Mas é claro que em tudo na vida, gozamos de liberdade ilimitada, que cada um saiba que essa liberdade tem consequências humanas, quer ao nível fisico, quer espiritual ou psicológico e que deve em consciência aceitar essas consequências...
9
Eu nao acho um tema tabu,nem incomodo... Acho que se Deus fez o homem como voces dizem,fez para ele ter as suas proprias opcoes...Sejam elas religiosas,sexuais,seja la do que for... Nos homens e' que introduzimos o preconceito e as exclusoes...
10
Então, porque á maxos e femeas, tanto Humanos como animais ? Já viu que está tudo acasalado....
11
No ser humano saudável, não só o período de corte é imensamente mais elaborado e complexo como a sexualidade tem uma função que transcende a procriação. Não fosse isso e seria desnecessária a corte, o namoro, etc. Bastaria para tal cada um dos cidadãos de ambos os sexos, uma vez na vida, iram a uma espécie de wc dar uma ******** e cumprir a sua missão procriadora. Felizmante não é assim.
O ser humano é o único, aparentemente, a ter PRAZER na relação sexual. O prazer é subjectivo e, se uns gostam por cima, outros gostam por baixo, outros ainda gostam vestidos, outros de cabedal, ainda outros de latex, cordas, enfim, toda uma panóplia de situações que ajudam o ser humano a ser feliz. Cada um de nós tem a sua "pancada" sexual e ninguém deve julgar o próximo desde que este cumpra os seus rituais de forma que não prejudique ninguém.
Os homossexuais, masculinos e femininos, são humanos que têm simplesmente o mesmo prazer que outro qualquer e se é de prazer que se trata, que o tenham com quem quiserem. Condenar a homossexualidade é uma monstruosidade hipócrita.
12
De qualquer forma, a mentalidade dessas épocas remotas era ainda menos castradora do que a mentalidade religiosa actual. Não podemos regredir no tempo.
Convençam-se de uma coisa: as partes do corpo que usais para o sexo são muitas e cada um usa a que lhe proporciona maiores e mais agradáveis sensações. É assim o sexo saudável: cada qual come o que quer, quando quer, com quem quer, por onde quer.
Sejam honestos convosco próprios, conheçam-se e aí, critiquem.
13
O interessante de combater é precisamente a promiscuidade (termo que considero relativo e que aplico no sentido de "saúde pública") e não condenar quem quer que seja aos Infernos simplesmente porque gosta de alguém do mesmo sexo. E é de sexo que devemos falar. Não podemos considerar nunca o fenómeno sexual como catalisador de união familiar, social ou outros quando falamos de orientação, estímulos ou prazer. E atenção, não confundir esta discussão com ser-se ou não libertário, amoral, pecador e outros epítetos que tal. Se conseguirmos conversar assim, compreendemos que qualquer homem ou mulher que estejam ao nosso lado são como nós em todos os aspectos e no sexo em particular: independentemente da necessidade de reprodução, têm prazer no que fazem.
14
Muita gente fala de evolução, em religião não existe evolução em assuntos de referência, não se trata de dogmas trata-se de reflexões sobre evidências... a verdade é-nos retratada com muita precisão na nossa consciência, não precisamos de mais nada...
Quanto a falarmos de sexo, para um crente abordar o tema sexo numa perspectiva descontextualizada de um projecto de vida é espirtualmente impossivel - Jesus Cristo equipara a união entre um homem e uma mulher á união entre Ele e a Sua Igreja - está tudo dito!
15
Bem... mas segundo Paulo nem o casamento é muito aconselhável (idealmente, segundo o mesmo, as pessoas deveriam abster-se de relações sexuais), donde não é de estranhar que junte tudo no mesmo molho quando se refere à homossexulidade. Eu, em consciência, não consigo sequer ver a justiça da comparação entre a prática homossexual e a pedófila, por exemplo. Enquanto que no primeiro caso o que tens é uma expressão de amor entre duas pessoas, no segundo tens uma expressão de desamor de alguém por um outro (ou outros); se nos centraramos apenas nas pessoas implicadas, o primeiro pode ser humanamente tão construtivo como a expressão do amor heterossexual, ao passo que o segundo implica a destruição de alguém. Parece-me, só.
16
Olha a ponte que fizeste entre o que Paulo disse sobre a homossexualidade e o casamento, foi descontextualizada... objectivamente o que Paulo quer dizer é que a nossa vida deve ser vivida unica e exclusivamente para Deus...mas não importa...
17
E a verdade é que além da Biblia não falar de homosexualidade, tem um capitulo interessante que descreve o amor intenso (homosexual) entre David e Jonas. Contudo, certas pessoas corrompem os significados da Biblia para incentivar e aumentar os ataques contra homosexuais. 18
Tambem sinto que é importante dizer exactamente o que é que Jesus teve a dizer sobre a homosexualidade, que foi, NADA.
19
Porque é que a ponte é descontextualizada? O "viver exclusivamente para Deus", no caso do casamento, reporta-se não só à relação afectiva como à sexual - a dado passo o que ele diz (não tenho a Bíblia à mão, mas o sentido é este) é que o ideal seria viver casto e puro mas que quem não consiga conter-se deve então casar. De qualquer forma, em termos afectivos a relação homo e hetero equiparam-se. Desculpa a insistência, mas gostava de entender a tua perspectiva.
20
A Bíblia é clara quanto ao homossexualismo. Não há volta a dar.
Fora do contexto cristão, a homossexualidade também não é algo natural, pois vai contra a evolução das espécies (se não há reprodução... a espécie desaparece. Só se considera evolução quando a espécie pode reproduzir-se e propagar-se, substituindo a prévia ou formando um novo ramo independente na "árvore" da evolução. Os poucos exemplos de animais que praticam actos homossexuais não justificam o homossexualismo. Também há animais [ex: tubarão] que comem outros da sua própria espécie, incluindo filhos, por exemplo. No entanto, isso nunca tornaria o canibalismo algo natural entre nós, pois não?
21
Mas voltando ao que interessa à homossexualidade... olha não sei o que te diga, ou melhor sei...
Primeiro a um nível de sentimentos pessoais: respeito a decisão de cada um e posso compreender todo o contexto que a envolve... quanto à relação em si causa-me estranheza, tenho que te ser sincero... não é uma estranheza de desrespeito é uma coisa mais visceral, mas não é algo definitivo, ou seja não me quero permitir estranhar a intimidade dos outros - não é razoável.
Quanto à visão teológica da situação estou condicionado por Paulo - pessoa que respeito MUITISSIMO.
Quanto à visão humana do problema, tenho o maior carinho pelas pessoas que vivem a marginalização social e não aceito essa maginalização, não só porque pode ser hipócrita mas porque é indecente.
Se as relações se equivalem afectivamente? Pois á primeira parece-me que sim, mas quem sou eu para o afirmar? É um assunto muito complicado... para quem não é crente é absolutamente pacifico, nem poderia ser de outra forma, aí a hipócrisia é intolerável... mas para nós é tão dificil, tão dificil, espero que me possas compreender... não que precise de compreensão, mas porque estou a ser absolutamente eu, absolutamente transparente.
Fica bem...
22
Romanos Cap. 1: Vers 24 a 27 diz o seguinte !
24 Portanto Deus, em harmonia com os desejos dos seus corações, entregou-os à impureza, para que os seus corpos fossem desonrados entre si, 25 estes, os que trocaram a verdade de Deus pela mentira, e veneraram e prestaram serviço sagrado antes à criação do que Àquele que criou, que é bendito para sempre. Amém. 26 É por isso que Deus os entregou a ignominiosos apetites sexuais, pois tanto as suas fêmeas trocaram o uso natural de si mesmas por outro contrário à natureza; 27 e, igualmente, até os varões abandonaram o uso natural da fêmea e ficaram violentamente inflamados na sua concupiscência de uns para com os outros, machos com machos, praticando o que é obsceno e recebendo em si mesmos a plena recompensa, que se devia ao seu erro.
Copy-Peste Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas
23
Quer ver o que nos Diz a Biblia em Judas 7
. 7 Assim também Sodoma e Gomorra, e as cidades em volta delas, as quais, da mesma maneira como os precedentes, tendo cometido fornicação de modo excessivo e tendo ido após a carne para uso desnatural, são postas diante [de nós] como exemplo [de aviso] por sofrerem a punição judicial do fogo eterno.
O Apostolo Paulo escreveu á Congregação de Corintios o Seguinte !
1º Corrintios Cap. 6: vers 9,10,11
9 O quê! Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não sejais desencaminhados. Nem fornicadores, nem idólatras, nem adúlteros, nem homens mantidos para propósitos desnaturais, nem homens que se deitam com homens, 10 nem ladrões, nem gananciosos, nem beberrões, nem injuriadores, nem extorsores herdarão o reino de Deus. 11 E, no entanto, isso é o que fostes alguns de vós. Mas vós fostes lavados, mas vós fostes santificados, mas vós fostes declarados justos no nome de nosso Senhor Jesus Cristo e com o espírito de nosso Deus.
Copy-Paste : Tradução do Novo Mundo das ESCRITURAS SAGRADAS
24
Como você se ofende com os " textos Biblicos ", acha os prazeres sexuais entre homens são saudáveis ? produzem frutos? acha natural ? entre mulheres a mesma coisa ? e que me diz de HUMANOS com animais ? sexo em grupo ? Eu não posso aceitar isto como normal, por outro lado, eu ao citar a Biblia não estou a condenar alguem .. e não sou ninguem para julgar alguem, e não tenho o direito julgar alguem..
25
Amor e' amor...O Amor que se sente pela mae nao e' carnal,que se sente pelo Pai nao e' carnal,o amor que se sente pela namorada nao e' carnal...O amor que sente um homosexual um pelo outro nao e' carnal... O Amor e' amor.
26
Se eu disse-se o que penso, você não ia gostar, e a educação para mim conta.. nem sempre se deve dizer o que se pensa, para não melindrar ninguem, isso, faz parte da minha postura como homen, pai de filhos e como chefe de familia...
27
A Bíblia é clara quanto ao homossexualismo. É? A não ser em Paulo não encontro referências condenatórias à homossexualide. Aliás, o AT refere-se a um cumprimento entre homens impensável nos nossos dias, que consistia em colocar a mão entre as coxas do outro. Giro, não é?
(...) a homossexualidade também não é algo natural, pois vai contra a evolução das espécies (se não há reprodução... a espécie desaparece. A homossexualidade não vai contra nada - o facto de existirem elementos homossexuais numa dada comunidade não impede que haja outros que não o sejam. Mais: em termos evolutivos o comportamento homossexual não desapareceu nem mostra grandes problemas em coexistir com o heterossexual em várias espécies - o que deveria pelo menos pôr algumas cabecinhas a perguntar-se porquê... Além disso, se apenas considerares como argumento a reprodução, então terás que considerar absolutamente anti-natural (e portanto condenável) a abstinência sexual defendida como ideal por S. Paulo...
(...) isso nunca tornaria o canibalismo algo natural entre nós, pois não? Não sei... o canibalismo era perfeitamente "natural" em algumas tribos humanas - e continua a ser natural em termos de estratégia de sobrevivência de algumas espécies. De qualquer forma não me parecem comportamentos comparáveis: enquanto que a homossexualidade não prejudica nenhum dos intervenientes, no canibalismo há um que se trama...
28
(...) não é uma estranheza de desrespeito é uma coisa mais visceral (...) Aqui entendo-te perfeitamente e partilho os teus sentimentos... também a mim me causa estranheza.
Já relativamente a Paulo não consigo ter, como tu, a mesma adesão àquilo que ele defende. Não vejo na homossexualidade nada - absolutamente nada - que contrarie minimamente a mensagem de Amor de JC... talvez seja eu a ver mal, claro... mas não posso concordar com S. Paulo quando vejo as coisas de forma diferente.
(...) mas para nós é tão dificil, tão dificil (...) Ready, eu sou crente - e é como crente (católica) que digo o que digo, mesmo que tal apareça em contradição com o que é suposto os crentes defenderem.
29
LEVITICO Cap.20 : vrs 13
13 “‘E quando um homem se deita com um macho assim como alguém se deita com uma mulher, ambos realmente fazem algo detestável. Sem falta devem ser mortos. Seu próprio sangue está sobre eles.
LEVITICO Cap. 18 : Vrs 22
22 “‘E não te deves deitar com um macho assim como te deitas com uma mulher. É algo detestável.
Levítico 18:23
23 “‘E não deves dar a tua emissão a qualquer animal, tornando-te com isso impuro, e a mulher não deve ficar diante de um animal para ter contato com ele. É uma violação daquilo que é natural.
Copy-Paste - Tradução do Novo Mundo das ESCRITURAS SAGRADAS
30
Se bem me lembro, o Levítico recomenda a pena de morte como expiação para vários pecados... no entanto, acho que não haverá muita gente disposta a defender a pena de morte com base na Bíblia, ou pelo menos não com o afinco com que defendem outros preceitos ali expostos - o que me faz pensar que algo vai mal em muitas cabecinhas.
Pois... mas depois vêm todos dar-te com o S. Paulo na cabeça... É verdade, dão-me sempre com S. Paulo na cabeça... o que não é muito grave porque eu tenho um capacete à prova de S. Paulo - mas é chato.
Do meu ponto de vista (adoro esta expressão!), o mais ridículo de quem usa a Bíblia como "palavríssima" é não se dar conta que a dita palavríssima muda. Há um corte radical do AT para o NT (se calhar não tão radical como alguns gostariam, mas pronto) e mesmo o NT apresenta diferentes versões para o mesmo facto. Ou seja, acreditar no manifesto (aquilo que está escrito em palavrinhas) faz para mim tanto sentido como acreditar nas previsões da Maya (se calhar até me é mais fácil acreditar nas previsões da Maya...). Diferente é acreditar no que está para além do que é escrito... aí o caso muda de figura, e entendo a Bíblia como um bom livro de princípios. Muito do que penso (e do que sou) reflecte as interpretações que faço daquilo que leio, não aquilo que lá vem escrito. E nesse aspecto - na interpretação da mensagem bíblica para "uso" no dia-a-dia - acho a Bíblia um livro fascinante.
Vou fazer-te uma revelação: podes ser crente mas cristã é que não és... desculpa que te diga, sob o risco de te estar a magoar, mas é o que penso... Não me magoaste, mas fizeste-me ficar a pensar este tempo todo. Foi por isso que demorei tanto a responder...
Eu sinto-me cristã, na falta de melhor rótulo para descrever quem sou e naquilo que acredito. Mas acho que tens razão, não sou uma cristã "default" - e se calhar, por isso, devia abster-me de dizer que sou cristã e passar a dizer que acredito em JC.
O engraçado (sem piada alguma) é que às vezes dou comigo a pensar que sou melhor cristã do que a maior parte dos que debitam passagens bíblicas (o que é um pensamento muito pouco cristão). Esforço-me sinceramente por perceber a mensagem e por aplicá-la no meu dia-a-dia, de acordo com a minha consciência (formada essencialmente na tradição judaico-cristã)... não sei, realmente. Não tenho resposta para a tua observação. Costumo dizer que o meu marido é o ateu mais cristão que conheço... se calhar eu sou a cristã mais ateia.
Mas a pessoa, em Deus, tem identidade? (Estou a voltar à questão da liberdade individual que, como vês, na presença de Deus é, digamos, relativa...) Tem, claro. Se Deus anulasse a pessoa anulava-se também, se restringisse a identidade e a liberdade individual limitava-se também. Acho eu. Penso que Deus só faz sentido para o Homem, não sem ele. Como tu, que só és pai se tiveres filhos e só fazes sentido enquanto pai se tiveres filhos (sejam biológicos ou adoptados "de coração"), por muitos filhos de outros que haja no mundo. Embora possas existir sem ter filhos há pelo menos uma qualidade tua que só acontece se... acho que com Deus é exactamente o mesmo... (e acho que isto deve estar uma grande confusão mas, como diria uma colega da minha irmã "eu cá entendo a minha ideia").
o mais ridículo de quem usa a Bíblia como "palavríssima" é não se dar conta que a dita palavríssima muda. Há um corte radical do AT para o NT (se calhar não tão radical como alguns gostariam, mas pronto) e mesmo o NT apresenta diferentes versões para o mesmo facto.
Pois, e mais: e não é que o JC nem sequer se preocupa com o assunto? E não é que é um outro fulano, o Paulo que, depois do JC morto vem com essas bocas?
Não me magoaste, mas fizeste-me ficar a pensar este tempo todo. Foi por isso que demorei tanto a responder...
Ainda bem, prova inteligência...
Eu sinto-me cristã, na falta de melhor rótulo para descrever quem sou e naquilo que acredito.
Acredites no que acreditares, acredita primeiro em ti própria. Pelo que te conheço, acho que fazes bem.
O engraçado (sem piada alguma) é que às vezes dou comigo a pensar que sou melhor cristã do que a maior parte dos que debitam passagens bíblicas (o que é um pensamento muito pouco cristão).
Olha que isso não é difícil... infelizmente. Eu, como ateu, às vezes também me sinto mais cristão que os "padrecos".
Esforço-me sinceramente por perceber a mensagem e por aplicá-la no meu dia-a-dia, de acordo com a minha consciência (formada essencialmente na tradição judaico-cristã)... não sei, realmente. Não tenho resposta para a tua observação. Costumo dizer que o meu marido é o ateu mais cristão que conheço... se calhar eu sou a cristã mais ateia.
Sendo pessoas de bem, não há diferença.
Mas a pessoa, em Deus, tem identidade? (Estou a voltar à questão da liberdade individual que, como vês, na presença de Deus é, digamos, relativa...)
Tem, claro. Se Deus anulasse a pessoa anulava-se também, se restringisse a identidade e a liberdade individual limitava-se também. Acho eu. Penso que Deus só faz sentido para o Homem, não sem ele. Como tu, que só és pai se tiveres filhos e só fazes sentido enquanto pai se tiveres filhos (sejam biológicos ou adoptados "de coração"), por muitos filhos de outros que haja no mundo. Embora possas existir sem ter filhos há pelo menos uma qualidade tua que só acontece se... acho que com Deus é exactamente o mesmo... (e acho que isto deve estar uma grande confusão mas, como diria uma colega da minha irmã "eu cá entendo a minha ideia"). Bêjos
É por aí que anda a descrição deste forum: o local onde, voltas após voltas, o cão lá acabou por morder o rabo.
Isso foi o que eu disse...
A confusão é normal de cada vez que se pensa... às vezes faz bem olhar para dentro.
Quisses.
(ainda não consigo por as letrinhas assim, tás a ver? - agora transformou-se no meu maior sonho...)